15/03/2018

Mudam os tempos


Periodicamente chegam por aqui informações sobre mudanças profundas. Mudam os hábitos. Mudam os tempos. Mas, mudanças significativas na forma de viver aqui na Terra são poucas. Mesmo hoje, nestes dias marcados pelo avanço tecnológico e científico, continua a vida como há muito tempo atrás. E olha que a humanidade avançou em termos de invenções. As comunicações ficaram mais rápidas, instantâneas, as bibliotecas estão à disposição de todos no mundo virtual, o conhecimento juntado pelos homens por milhares de anos está todo disponível para consulta.
Apesar destes avanços, em alguns setores marcam-se os passos como uma criança que recém aprendeu a contar até dez. Lá se vão mais de 2500 anos de pensamento crítico e de busca de respostas.  No entanto, o homem ainda se debate sobre algumas questões existenciais bem primitivas como a sua identidade, o seu papel social, o seu propósito, como tudo isso foi criado e onde está a fórmula que o leve a sua felicidade.
É certo que boa parte das pessoas não fica pensando sobre estas questões. Há faturas a serem pagas, impostos a serem recolhidos, filhos a serem criados, carreiras as serem administradas, chefes a serem suportados e desafios dos mais diversos se impondo no dia a dia. “Nem é bom pensar”, virou mantra que inspira quem não deseja ou mesmo não consegue sair dos conflitos mais imponentes do momento e chegar a debater seu propósito de vida.
Ocorre-me isto, diante da afirmação sempre presente de que o momento é de muita discussão, agressões e desrespeito e de pouca tolerância e compreensão. Diz-se hoje repetidamente que as pessoas não estão preocupadas com as outras, o que mais desejam é ter razão, é vencer a discussão, é expor a fraqueza do outro na rede, no comentário ácido e maldoso no território livre do mundo virtual.                   
As verdades estão sendo ditas neste novo mundo. Um mundo poluído de ideias loucas, de ações febris e de paixões momentâneas. Imaginavam os pensadores, lá atrás,  que o homem iria crescer ao ponto de ter uma vida cada vez mais leve. Nada disso! Tudo ficou mais rápido. Todos estão conectados. Sobra pouco tempo para todo o mundo. Na realidade, a falta tempo para tudo. Assim, as pessoas têm pouco tempo para cuidar do seu silêncio. E, convenhamos, convivendo com a algazarra diária não dá para ser feliz.
E olha que conteúdo e estímulo não faltam. As ideias estão aí disponíveis a todos. Mas, falta tempo. Há ocupação demais, coisas a fazer demais. São demandas e mais demandas que vão ocupando a agenda e as cabeças.
Porém, nem tudo está perdido. O homem é um bichinho esperto e sempre acha um jeito de recondicionar as coisas. Sempre surge um brinquedo novo para trazer um pouco de leveza. Até que a brincadeira canse e precise ser substituída por outra mais sedutora. Tudo muito rápido como convém nestes tempos onde as horas correm, as semanas voam, os meses se atropelam e os anos começam a se despedir quando ainda estão entrando na sala.              
   

3 comentários:

  1. Pois é caro, o progresso humano é como alguém mexendo uma mistura de bolo interminavelmente, recebendo novos ingredientes, retardando o preparo. Mas um dia chegamos lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa esta ideia do bolo sendo mexido. Ele inevitavelmente crescerá.

      Excluir
  2. Tudo muito rápido! O futuro é daqui a 5 min.
    Carpe die!

    ResponderExcluir