21/02/2018

As Curtidas


As redes sociais vieram para mudar tudo. Eu disse tudo. Mas, nem sempre foi assim. No começo era mais uma brincadeira de nerd. Hoje é coisa séria. A vida passa por ali. Se não tá na rede não existe. O mundo virtual é o mundo real. A vida chata de alguém que carrega dentro de si uma carga enorme de infelicidade pode ser filtrada de tal forma que os outros a percebam como a mais feliz das criaturas.
Não é discurso moralista. Nem estou dizendo que um dia foi melhor. Não é isso. Na verdade, o homem vem, desde os tempos da penumbra das cavernas, tateando. Saiu da escuridão para a luz sem óculos escuros. Viu seu reflexo na água e ali nasceu um deus.  E foi criando deuses e mais deuses porque se encantou com tudo o quanto era majestoso e inexplicável.
Eis que só criar deuses não revelou ser uma prática consistente. E alguém começou a pensar sobre a sua própria existência. Alakazam! Surgia a Filosofia. Quem sou eu, de onde vim, para onde vou? Que faço neste corpo? A morte é o fim? Qual o sentido da vida? Penso, logo existo? Cruzo o mesmo rio mais do uma vez? Ou o rio que cruzo agora já não será mais o mesmo rio no segundo seguinte justamente porque o cruzei? Perguntas e mais perguntas. Responde quem acha que sabe. Já quem sabe diz que nada sabe e mais pergunta do que responde.
Foram séculos de estudos e mais estudos. Pesquisas e discursos. Ainda que de modo imperceptível, sem golpes e nem pulos históricos, o homem das cavernas, apesar de sua luta renhida para sobreviver, achou tempo para progredir. Deixou de resolver as coisas no sopapo, virou gente. Aprendeu a cumprimentar cordialmente os outros, mesmo que os dentes estivessem cerrados. Aprendeu a sorrir disfarçadamente, mesmo que por dentro corresse algum ácido pelas entranhas. Ou seja, a civilidade, de algum modo, validou a hipocrisia. Afinal melhor ser hipócrita do que ogro. Não é assim?
Eis que chegamos até aqui. Guerras, negociações, períodos de paz e de sossego. Isso só foi possível porque criaram regras jurídicas e sociais. Não fosse isso, não haveria ordem no barraco. Ninguém se entenderia.
As redes sociais mudaram muita coisa. Ouso dizer quase tudo. O contato humano, aquele mais próximo, tende a desaparecer ao longo dos tempos. O aperto de mão, tão simplório, frio ou quente conforme a energia de cada ser, tão raro será um dia. O abraço, então, será extinto. Bastará enviar mentalmente uma curtida. Ficará gravada na rede virtual a manifestação de carinho e apreço. O mundo virtual saberá.
Alguém vai pensar que é exagero. Teoria do caos. Loucura de quem não tem outra coisa para pensar. Qual nada. Às vezes saio da caverna e vejo que não se usa mais sinais de fumaça. A surpresa maior é que voltam a criar deuses. E o pior com a face humana. Aqueles deuses vingativos, fortes, poderosos, raivosos que, em algum momento, bem que poderia se confundir com a face oposta.
Se leu, curta. Se gostou, compartilha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário