25/10/2017

O Bem e o Mal

Uma das maiores transformações na forma de vida da humanidade ocorreu quando pioneiros, entre eles o brasileiro Santos Dumont, conseguiram domar os céus, vencer as correntes de ventos e manter suspenso um mecanismo mais pesado do que o ar. A realização do sonho de Ícaro deu início ao encurtamento das distâncias. O mundo ficou pequeno.  Mas, a engenhosidade humana em seguida arrumou um jeito de usar o progresso para incrementar seu arsenal de guerra. Os inventores do avião não haviam perdido noites de sono para a guerra. Alguém, porém, usando da criatividade destrutiva concebeu a destruição em massa, lançando pesadas bombas nas cabeças dos inimigos. No esforço para a vitória valia mesmo sacrificar crianças, mulheres, doentes e todos os que se encontravam no campo do inimigo. Guerra é guerra.
Os sonhos dos irmãos franceses Auguste e Louise Lumière em captar  a imagem para posterior projeção de algum modo transformou o mundo do entretenimento.  O cinema enterrou de vez o show de horrores que expunha criaturas nascidas com má formação física, chamadas de aberrações da natureza. Ao invés da mulher barbada, do bezerro com cinco patas, do homem elefante, da mulher elástico e outras coisas tão em voga nos curiosos anos do final do século XIX, o público começava a ser seduzido pelos filmes  Empregados Deixando a Fábrica Lumière e a Chegada de um Trem à Estação de la Ciotat.
Como o ímpeto do criador nem sempre coincide com o uso que se sucede anos depois Adolf Hitler usou o cinema para convencer o povo da Alemanha de que havia chegado a hora  de conquistar a supremacia  que lhe cabia. Os filmes encomendados pelo Führer encheram os alemães de energia, justificando uma guerra insana, como insana são todas elas.
A internet, outra invenção que mudou a face da humanidade, também se estabelece como uma dessas ideias que são corrompidas ao longo do tempo. Inicialmente o objetivo era incrementar o estudo e a difusão das pesquisas entre universidades de alto calibre. Depois virou forma de comunicação em massa. Hoje, pode-se detonar uma bomba com uso desta via com o auxílio de um simples smartphone. Mas, por outro lado, pode-se também realizar uma complexa cirurgia sem que o cirurgião renomado tenha que sair de sua cidade.
Como se vê, todas as coisas podem ter um uso positivo ou negativo. O que vai determinar isso é o propósito do ser humano que tem o poder.
Mesmo a religião, que durante muito tempo vem auxiliando a humanidade no seu progresso, mesmo com seus erros históricos, está sujeita a um uso arbitrário e violento. Dia desses, num desses sites, havia uma notícia de que uma senhora, de convicção espiritualista, estava deixando o Brasil porque não suportava a perseguição imposta por traficantes evangélicos que encontravam na sua prática espiritual uma inimiga cruel. Li a notícia uma, duas, três vezes.  Não havia erro. Traficantes que usavam a estrutura de uma igreja para lavar dinheiro, empunhando armas privativas do exército, falavam em nome de Deus  expulsando a inimiga do seu território. Pensando bem, não é de se estranhar. Eduardo Cunha, ídolo do PMDB e do MBL não faz muito tempo, participava de cultos evangélicos e era recebido por pastores como se o próprio Messias fosse. Fazia pregações e agradecia a Deus por tudo o que tinha na vida. Em troca fazia oferendas milionárias e garantia eleições sucessivas.
A fé, a mesma que pode elevar o homem, pode instaurar o próprio inferno na Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário