29/06/2017

Os ditados populares

"Não adianta chorar o leite derramado"
Os provérbios são aquelas expressões prontas que ditas e repetidas de longa data tornam-se fórmulas mais que perfeitas para descrever uma situação, sem exigir grandes esforços intelectuais. Carregam alguma sabedoria e se adaptam às situações do dia a dia. Porém, o uso reiterado dos tais ditados populares vai reduzindo a linguagem chavões, que vão apequenando o processo de comunicação entre as pessoas.  Portanto, muito cuidado quando algum ditado aparecer no meio da conversa.  Atenção é importante.  Além disso: “cuidados e caldos de galinha, nunca fizeram mal a ninguém”.
Conheci uma figura que falava basicamente através dos provérbios. Era ver alguém visitando os pais depois de um largo tempo e soltava, como que alfinetando: “o bom filho à casa torna”. E o blá-blá-blá terminava, inevitavelmente, com um “em terra de cego quem tem um olho é rei”, “água mole empedra dura tanto bate até que fura”, “quem dá aos pobres empresta a Deus”.  A impressão que me passava é de que ele ficava em casa longo tempo  decorando o Almanaque da Abril com o claro objetivo de  aumentar seu repertório.
Nunca mais o vi. Nem sei se ele está neste plano. Mas, imagino esta compulsão diante de toda a situação vivida nos dias de hoje, especialmente diante das manchetes e notícias que nascem no Planalto Central do Brasil e ganham vida os sites, nos telejornais e nos noticiários em todas as plataformas possíveis.

Notícia: Procurador-Geral afirma que Presidente fez “confissão extrajudicial” ao admitir publicamente ter se encontrado com delator”.  Comentário do meu amigo ou  Provérbio: “Em boca fechada não entra mosca”.

Notícia: Candidatos à Procuradoria-Geral da República se comprometem com ampliação do auxílio-moradia aos membros do MP Federal para angariar votos.  Provérbios: "Pequenos riachos foram grandes rios", ou "de moeda e moeda se faz uma fortuna" ou  “uma mão lava a outra” ou, ainda, “os olhos pedem mais do que a barriga aguenta”.

Notícia: “Deputado presidiário quer exercer mandado durante o dia: de tarde na Câmara; de noite na Papuda”.  Provérbio: “Diga-me com quem andas que te direi que és” ou “as más companhias são como um mercado de peixe; acabamos por nos acostumar ao mau cheiro”.

Notícia: Fábio Assunção volta ao Nordeste e será juiz vilão na próxima novela das 11. Provérbio: “Nada como um dia atrás do outro” ou “cada cabeça uma sentença”.

E, por hoje era isso. Com licença que vou pesquisar mais alguns ditados populares para incluir no meu arquivo mental e, vez por outra, jogar esta sabedoria para cima dos próximos. Afinal, ‘‘longa viagem começa por um passo”  e “devagar se vai ao longe” , de preferência sorrindo, porque “rir é o melhor remédio”.

Veja mais:


Os ditados populares em fotos

Os ditados e seus significados
500 provérbios portugueses antigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário