08/05/2017

Felicidade em tempos de crise

"Cada um tira de si mesmo o princípio de sua felicidade ou de sua desgraça".

Sabe aquela novela que praticamente mudou a forma de contar um folhetim televisivo? Não assisti! Aquela outra que apresentou a favela, com seus pequenos e grandes dramas, fugindo dos apartamentos bem decorados da zona sul carioca? Pois é, também não assisti! Não é brincadeira, não. Creio, mesmo, que meu currículo está recheado de algumas dezenas de novelas não vistas. Talvez possa esteja atingindo à marca de uma centena. Afinal, são algumas décadas afastado das lides novelescas.
Apesar desta aparente aversão, não tenho preconceito. Só não vejo. Não vejo porque não gosto da linguagem. Aproveito o tempo para ler alguma coisa, ver algum outro tipo de programa, documentário ou mesmo algo totalmente lúdico nos canais de tevê por assinatura. Porém, quando ainda assistia com alguma regularidade à programação dos canais abertos, cheguei a ver uma campanha publicitária de lançamento de um destes folhetins onde uma personagem dizia que só seria feliz quando juntasse seu primeiro milhão. Não sei o nome da novela, muito menos os nomes dos personagens. Mas, posso garantir que a moça não encontrou a felicidade na marca do primeiro milhão. Se é que juntou alguma coisa, é certo que a meta foi se movendo cada vez mais para frente e a sua felicidade, assim, foi sendo adiada. 
A busca da felicidade está na berlinda. Místicos, pensadores, escritores e filósofos têm se debruçado mais e mais sobre a caminhada humana em direção a este alvo móvel e escorregadio. Onde se encontra esta tal felicidade? Como se chega até ela? Quem chega até ela?
Meu amigo Jerri Almeida (foto acima), professor, palestrante e escritor, não foge da raia e enfrenta o desafio. Está lançando seu novo livro Felicidade em tempos de crise. A obra tem a chancela da Livraria e Editora Francisco Spinelli, da Federação Espírita do Rio Grande do Sul, destacando-se pelo cuidado editorial. Não é um livro religioso, moralista. Apresenta isto sim, uma interessante abordagem destacando os aspectos filosóficos, científicos, sociológicos e espirituais sobre a caminhada humana e seu constante anseio por atingir o estado de felicidade. Não é pouca coisa. Daria muito mais do que uma novela.  Dezenas delas, talvez.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário