17/04/2017

10 anos: o desafio

Manter órgãos de imprensa nos pequenos centros é um desafio diário. Rádios e jornais locais navegam contra a maré, permanentemente. Os grandes anunciantes preferem gastar muito dinheiro nas redes nacionais e regionais. Criam, com isso, um padrão. Não importa se o indivíduo está nos interiores do Nordeste ou enfrentando o outono às vezes frio e às vezes quente no Sul do país: todos sabem que ingresso para o Rock in Rio tem lá no Posto Ipiranga.
A verba se esgota na rede nacional. Dá visibilidade. Vende bem. Afirma a marca. Uma corrida pelas ruas da cidade, um circuito pelas lagoas, um show de jovens talentos na praça da cidade, uma campanha de solidariedade  ou uma iniciativa qualquer importante dentro de uma comunidade não seduz o grande anunciante nem a grande mídia. Ali não está o Posto Ipiranga.
A dificuldade aumenta quando a crise aperta. Na província então, o aperto é sentido com maior intensidade. A primeira ação de um pequeno empresário é não confiar em publicidade.  Em sua contabilidade verá publicitária como gasto nunca como um investimento. E há razões concretas para isso: há encargos e mais encargos, custos fixos e variáveis que crescem sem o necessário crescimento das vendas e uma série de outros eventos que os administradores têm na ponta da língua. Enfim, um ciclo que parece nunca acabar.
Por isso, é preciso parabenizar quem desafia esta lógica do mercado. É necessário que se comemore quando a imprensa local atinge marcas temporais como o nosso JORNAL BONS VENTOS, que chega aos 10 anos de fundação.  Pode-se dizer, com certeza, que a vida da cidade passa pelas suas páginas. A cidade está de parabéns.
Durante parte deste tempo contribuo com uma coluna semanal. Não raras vezes recebo dos nossos leitores afetuosas manifestações sobre coisas que publico por aqui. Espontaneamente, há amigos que comentam isso ou aquilo num papo rápido no mercado, na loja, na rua, na fila do banco.  Alegra-me saber que há retorno sempre que chega uma nova edição do jornal. E isso estabelece um novo desafio: continuar melhorando, sempre.
 Parabéns Jornal Bons Ventos, parabéns  equipe, parabéns  Antão Sampaio!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário