29/05/2015

A Voz

Sacerdote
Peça perdão ao sacerdote que é o legítimo representante da divindade e tudo estará bem. O mal será substituído por alguma prenda, a ordem será restabelecida e tudo continuará como deve. Submeta-se humildemente e a resposta positiva virá. E seus passos seguirão como se nada de mal houvesse ocorrido. Limpo e puro. Livre e solto. Os pecados, os deslizes, os erros ficarão num passado que será superado pelo milagre da representação.  O divino substituído pelo humano, legitimado, é claro, pela voz do além.
Porém, a voz não é ouvida por todos. Só por alguns. Muito poucos, aliás. Os eleitos, os escolhidos são iniciados na prática de escutar a Grande Voz que rege tudo o que há. E por isso são sábios, conhecem o certo e o errado e também as fórmulas para curar as máculas dos seres comuns.
Nesta fórmula, vigente durante tanto tempo, o homem era apenas um reles detalhe. Só havia um caminho: a fé oficial. A fé que o rei determinasse. Eis que, houve um tempo em que o controle escapou ao rei e a fé também. O pensamento fugiu do controle.  E o homem ganhou valor. Pensadores, idealistas mudaram o foco. Não haveria mais proibição nem amarras ao pensamento. E o que era preso ganhou o mundo. E estabeleceram-se polêmicas, ronhas e escaramuças.
E o próprio homem assumiu sua condição de construtor do seu destino. Romperam-se as tradições dogmáticas, presas ao conhecimento estabelecido, inflexível, antinatural e desumano. E a liberdade foi vivida, mesmo por que a negava. No entanto, muitos ficaram com o sentimento de que o mundo havia se perdido.  Que na havia mais segurança. Que o caos havia vencido.

Muitos ainda sentem saudades dos tempos em que bastava pedir perdão ao legítimo representante da divindade e tudo estaria bem.  Talvez seja mais fácil colocar a vida nas mãos da divindade, mesmo quando  o caminho está aberto e os obstáculos são pequenos,  superáveis por um pequeno esforço.  Sentem saudades dos tempos em que ouviam a pregação constante: ”peça perdão ao sacerdote que é o legítimo representante da divindade e tudo estará bem. O mal será substituído, a ordem será restabelecida e tudo continuará como deve. Submeta-se humildemente e a resposta positiva virá”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário