16/03/2011

Nos tempos da magrinhagem

Cascalho  - imagem:carosouvintes.com.br

Ser magrinho nos anos 70 era ter um estilo pessoal. Cabelos longos, em desalinho, camiseta, calça apertada na canela e jaqueta jeans. Havia, também, as calças com boca de sino, muitas delas alargadas com uma nesga com uma cor diferente. O magrinho era o jovem descolado, urbano. Era o cara que jogava uma mochila nas costas e ia para a praia ou para Santa Catarina de carona. 
Os termos magrinho, magrinhagem, ganharam força na voz do Cascalho, o Carlos Contursi, que comandava um dos programas jovens mais apreciados de então, na Continental AM 1120 - a Superquente-, o  Cascalho Time. Nas sociedades, Contursi promovia o Baile dos Magrinhos.
Por aqui, magrinhos eram poucos. Eu era magrinho fisicamente. Porém não em estilo. Na nossa turma não havia ninguém com  o perfil. O máximo da magrinhagem que conhecíamos era cumprimentar os outros adolescentes com o chavão: “e aí, magrão!”.  Recebíamos de volta um “e aíííí!” ou um sonoro "sóóóóó!".

A Continental 1120

O rádio do Miltinho
A Rádio Continental 1120 era “A Rádio”. Tocava as melhores músicas jovens, tinha uma programação consistente, que desafiava a censura. Alfinetava o regime militar através de gírias e expressões que eram entendidas por seu público. Durante mais de 10 anos foi a rádio da magrinhagem de Porto Alegre e da região metropolitana.
Aqui em Osório o som chegava com interferência. No final da tarde o chiado ia crescendo e a programação ia desaparecendo. Meu amigo Miltinho, Milton Boneira Monteiro, esticava a antena de seu Motorola e saia pela casa a procurar um local onde o som fosse melhor. Milton Nascimento, Lô Borges, Chico Buarque, Caetano Veloso, rita Lee, , The Beatles recebiam a companhia da gurizada do Sul, Hermes Aquino, Bebeto Alves, Almôndegas, Nei Lisboa, Nélson Coelho de Castro, entre outros.
 “Em Brasília, 19 horas”. Era hora de desligar o aparelho e aguardar até às 20h30min, quando a Superquente retomava com força e vigor. A Rádio saiu do ar no início dos anos 80. Em seu lugar surgiu a Rádio Globo 1120. Ficamos órfãos da Conti.
Agora, a Continental 1120, completando 40 anos de existência, está de volta. É mais uma emissora na web. Música de qualidade, vinhetas antigas. Está tudo lá. Só falta o chiadinho do Motorola do Miltinho. Ah, o endereço é http://continental1120.com.br . 

Quer saber mais: 

Um comentário:

  1. Bah....Este blog tá esquecido pelo que notei....Vou deixar um comentário....Tudo isso foi 7 anos antes de eu nascer mas...Podescrê....Podescrê....

    ResponderExcluir