15/07/2010

Sucesso e fracasso

A história do goleiro Bruno, do Flamengo, é um verdadeiro samba do crioulo doido. É tão fantástica, tão inacreditável, que se assemelha aos roteiros das piores novelas mexicanas ou, ainda, aos filmes de fundo de quintal. É uma sucessão tal de amores, ódios, traições, sacanagens, cumplicidade, sentimentos levados ao extremo que resultaram numa verdadeira tragédia humana, lembrando os folhetins tão ao gosto do SBT.
Ironicamente o caso foi sendo revelado pela mídia a conta-gotas. Cada dia um capítulo mais surpreendente, mesmo para quem, como eu, não costuma acompanhar estes fatos com muita atenção. As revelações da trama seguiram as artimanhas dos novelistas. Os personagens foram sendo inseridos lentamente na história, conforme a investigação policial avançava.
O atleta e seus comparsas, talvez crendo na impunidade que parece rondar os poderosos, se meteram a resolver o problema ao seu jeito. Não mediram as conseqüências, foram desastrados do início ao fim. Com o orçamento disponível protagonizaram uma obra de péssima qualidade.

Nestes tempos de final de copa, de falta de assunto, o caso tomou conta da programação televisiva. Emissoras mais sérias, acossadas pela força das populares –que se deliciam o dia todo reunindo psicólogos, policiais, promotores e outros especialistas- se viram obrigadas a entrar na onda e, para não perder pontos no ibope, também estão explorando ao máximo a história macabra do goleiro flamenguista e seus atrapalhados companheiros.
Talvez o componente que mais tenha chamado a atenção em toda a história é o fato do protagonista ser uma celebridade. Naturalmente, sem muito esforço, o goleiro já vinha sendo alvo dos holofotes. A mídia o acompanhava nos jogos de Maracanã lotado, nos treinos do clube de maior visibilidade do país. É o que muitos meninos pobres como ele foi um dia sonham. É topo da pirâmide. Daí só a Seleção, a Europa e a Copa. Sonhos que até a alguns dias o próprio Bruno acalentava. Não era um sonho desproporcional à sua carreira.
Se para muitos o sucesso e o fracasso são separados por um oceano, para o jovem flamenguista esta linha era muito tênue. Pena que ele não desconfiasse que em seu caso específico sucesso e fracasso, céu e inferno, andam de mãos dadas.
O drama tem hora para acabar. Daqui a pouco todos estarão cheios desta história. Restará o sentimento de que nesta novela o autor se esqueceu do núcleo do bem. Os mocinhos, pelo menos neste caso, não fazem parte do esquema. Os protagonistas, por sua vez, revelam o quanto pode ser surpreendente o ser humano.  
A seguir, cenas dos próximos capítulos!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário